Seja uma Vasilha Nova – Adalto Silva

[Ministrada na Concha Acústica, durante o Sexta Life, do Hangar 7 Church, no dia 12/05/2017.]

2 Reis 2:19-22 diz: “Alguns homens da cidade foram dizer a Eliseu: “Como podes ver, esta cidade está bem localizada, mas a água não é boa e a terra é improdutiva”. E disse ele: “Ponham sal numa tigela nova e tragam-na para mim”. Quando a levaram, ele foi à nascente, jogou o sal ali e disse: Assim diz o Senhor: ‘Purifiquei esta água. Não causará mais mortes nem deixará a terra improdutiva’. E até hoje a água permanece pura, conforme a palavra de Eliseu.

Ele está falando de uma cidade bem localizada. Por exemplo, temos Indaiatuba, a cidade que é eleita a nº1 do país. Ela é uma cidade bem localizada.

Existem alguns momentos da nossa vida que parece que ela não anda. As coisas não acontecem do jeito que queremos,  que as coisas não estão produtivas, e talvez o que falte nesses momentos é o sal. Talvez as coisas não estão fluindo por que falta sal. O sal traz gosto, transforma, realça o sabor. Só que muitas vezes nossa vida está amarga por falta de sal.

Você deve estar se perguntado por que Eliseu colocou sal na água. Jesus disse que somos o sal do mundo.

Talvez você está passando por esse momento por que você precisa de sal. Ou talvez Deus já esteja te transformando em sal, para transformar o curso da história, de uma cidade, de uma nação. Quando você tomar uma posição nas nascentes, onde existem problemas, você pode começar a ser sal.

Mas para isso acontecer, Eliseu pede uma vasilha nova! Para você ser um agente de transformação, você precisa ser transformado em uma vasilha nova, uma pessoa renovada.

Você não pode mais viver no passado, viver no que aconteceu ontem. Jesus deseja quebrar seu passado. Você precisa se transformar em uma pessoa nova para que Deus possa derramar sal sobre você.

O texto fala de uma cidade localizada, mas isso quer dizer que existem pessoas amarguradas, pessoas ricas de recursos, mas pobres de Deus, pessoas que precisam de Deus.

Antes de Eliseu começar o seu ministério, acontece algo que é vital para os dias de hoje. Ele foi o sucessor de Elias, e quando Elias estava para ser levado para os céus, ele passa por três lugares. Primeiro ele vai para Betel, mas antes de ir, ele fala para Eliseu ficar onde está, mas Eliseu não aceita e vai atrás.

Depois, Elias vai para Jericó, e de novo, fala para Eliseu ficar onde está, mas ele não aceita. E depois ainda, Elias vai para o Jordão, e diz mais uma vez para Eliseu ficar, mas ele não aceita. Eliseu entendeu o que existia na vida de Elias, e por isso ele perseguiu Elias. Ele queria o que Elias tinha.

Você deve andar perto de pessoas que carregam o amor de Deus. Ande perto de pessoas que carregam algo que o mundo não pode te dar. Eliseu percebeu que tinha algo em Elias, e ele decidiu andar perto.

Se afaste das amizades que te afastam de Deus.

Quando eles chegam ao Jordão, eles abrem o rio Jordão e o atravessam, mas então Elias é levado.

2 Reis 2:12-14 diz: “Quando viu isso, Eliseu gritou: “Meu pai! Meu pai! Tu eras como os carros de guerra e os cavaleiros de Israel! “E quando já não podia mais vê-lo, Eliseu pegou as próprias vestes e as rasgou ao meio. Depois pegou o manto de Elias, que tinha caído, e voltou para a margem do Jordão. Então bateu nas águas do rio com o manto e perguntou: “Onde está agora o Senhor, o Deus de Elias? “Tendo batido nas águas, essas se dividiram e ele atravessou.

Houve uma transição, onde o que estava sobre Elias caiu sobre Eliseu. Só que para isso acontecer, Eliseu teve uma atitude:  quando Eliseu viu Elias ser levado, ele rasgou suas vestes. Rasgar as vestes tem um significado de luto e entristecimento, mas também é um ato de humilhar-se de arrependimento. Essa atitude de rasgar suas vestes, de jogar fora o que estava sobre ele, abrir mão do que estava sobre ele, foi o que fez acontecer.

Não tem como você ganhar algo novo de Deus se você não abrir mão do velho. Não tem como você querer que Deus te use se você não rasgar as suas vestes.

Abra mão do velho homem, se humilhe. Só quando Eliseu teve essa atitude o mando de Elias que estava na carruagem caiu sobre ele. Ele decidiu perseguir Elias, decidiu se humilhar, para receber mais de Deus.

Deus está a fim de agir na sua vida, mas para Ele agir, você precisa tomar essa atitude. Queira algo novo!

Quando Eliseu pede para trazer sal, ele pede uma vasilha nova. Você tem que ser essa vasilha nova.

O que você precisa rasgar para se tornar uma vasilha nova?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s